Seja livre, Seja feliz!

04:38 Unknown 1 Comments


Esses dias aconteceram dois fatos interessantes. Um dia desses eu acordei meus cachos estavam tão bonitos, tão definidos que apenas fiz um rabo de cavalo e fui trabalhar, chegando lá as pessoas me olhavam diferente outras dizia: Nossa muito volume porque não prende tudo? Porque não alisa? Acho seu cabelo lindo, mas acredito que liso seria bem melhor. Então naquele dia eu percebi o quanto eu era ‘’vista’’ pelo fato de ser diferente de uma ditadura formada onde pessoas ‘’bonitas’’ tem que ser magra ou tem que ter cabelo liso. Muitas de nós, independente do que seja já tivemos traumas de nós mesmo por não ser parecido com algo. Eu quando era menor mesmo tinha a pele mais escura da sala, e lembro bem o quanto as pessoas riam disso ou faziam brincadeiras de mau gosto que pra elas bem engraçadas. Um dia cheguei a dizer a minha mãe: ‘’Mãe! Porque tenho a pele mais escura? Porque não nasci mais clara? ‘’. Minha mãe sempre me dizia que minha pele era linda e eu que eu não deveria me preocupar com isso. Até uns dias atrás eu era a única cacheada de casa, até minha irmã dizer: ‘’ Quer saber de uma coisa, cansei! Vou entrar em transição. ‘’ Eu a admirei! Não pela coragem de simplesmente cortar o cabelo ‘’ Joãozinho’’ mas por não ligar para os comentários que ela sabia que iria enfrentar. Uma colega também resolveu assumir os cachos que ela mesma já nem sabia que existia e que era tão bonito. Uns dia desses ela me falou: ‘’ Jacque, eu mesma já não sabia a beleza do meu cabelo. Quando eu molhava eu ia direto fazer escova, não sabia como estava meu cabelo, até um domingo que lavei e deixei ele secar e eu me espantei com a beleza dele, já não reconhecia meu cabelo e estou muito feliz com o resultado.’’ Eu me lembrando delas falando lembrei como foi difícil me aceitar. Mas eu consegui! Vi a beleza que tinha tanto pelo meu cabelo, quanto pela minha cor. Eu me libertei dos comentários que me deixava pra baixo, eu comecei a buscar em mim a minha liberdade exterior, e quando eu vejo ao redor que as pessoas também venceram, eu fico feliz, por saber o quanto é difícil se olhar no espelho e dizer: Não vou me importar! Seja livre. Busque em você a sua beleza exterior e seja feliz. Não ligue se for gordinha, se for negra, se for lisa ou qualquer outra coisa física que te atinge. Apenas você sabe seu valor, busque sua paz interior. Um dia vi uma frase que virou a minha trilha sonora que dizia: Aprendi que não devo me importar com comentários que não vão mudar minha vida. Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Um comentário: